Patrimônio Histórico

Os imigrantes imprimiram no traçado das ruas, no desenho das casas, na construção de praças e edifícios de São Bento do Sul diversificado estilo arquitetônico do sul da Europa, no final do Século XIX, com predominância da reião sul da Alemanha.

No centro, a quantidade de prédios tombados pelo patrimônio histórico transforma a cidade num pedaço da Alemanha no Brasil. A cada esquina, o novo convive com o velho em inesperados contrastes. O parque 23 de Setembro possui uma réplica da primeira casa dos colonos, erguida em tábuas de madeira encaixadas, enquanto uma antiga construção em estilo neoclássico é restaurada para sediar o shopping da cidade.

Mesmo os edifícios mais recentes preservam linhas arquitetônicas européias. Casas com telhados em grande inclinação para frente são enfeitadas com delicados canteiros de amores-perfeitos, hortências e copos-de-leite.

Os caminhos da antiga Estrada Dona Francisca, no Bairro de Bela Aliança, e as paisagens rurais das vilas de Rio Vermelho e Rio Natal guardam moradias e uma gente de francas tradições que o tempo parece reverenciar.

Conheça a Praça Getúlio Vargas e a Câmara de Vereadores, construída em 1903 e sede da Prefeitura até 1977. Visite o Arquivo Histórico, sede do primeiro jornal da cidade; a Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, na Colina dos Três Templos, famosa pelo conjunto da Via Sacra e seus painéis cerâmicos, e o Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff.

Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff

Telefone: (47) 3633-5924
Horário de atendimento: 9h às 12h e das 14h às 17h00, de terça a domingo e feriados.

Acesse o site >clique aqui<

Arquivo Histórico de São Bento do Sul

Rua Barão do Rio Branco, 374 - Centro - São Bento do Sul/SC
Telefone: (47) 3633-6968
E-mail: fcarquivo@saobentodosul.sc.gov.br

Acesse o site >clique aqui<